Soluções para Energia Solar Fotovoltaica para autoconsumo
Energia Solar Fotovoltaica
Os sistemas solares para produção de energia elétrica são uma das formas de produção de energia elétrica renovável com maior potencial no planeta.
Os dados publicados pelo instituto nacional de estatística mostram que, no passado ano de 2012, a produção de energia fotovoltaica em território nacional já correspondia a cerca de 1% do consumo total de energia elétrica. Apesar do baixo valor percentual, a energia produzida pelos painéis solares era já suficiente para abastecer centenas de milhares de habitações.
Podemos ver que é do fotovoltaico que se espera a maior evolução em termos de quantidade de energia renovável produzida. Enquanto em 2010 era responsável por apenas 0,5% do conjunto da produção de eletricidade renovável no conjunto dos países que integram a agência internacional de energia (IEA), espera-se que em 2040 represente já 30%.
Estes valores correspondem apenas ao valor da energia produzida e injetada na rede elétrica nacional não tendo sido contabilizados os valores da energia produzida para autoconsumo.
O autoconsumo de energia solar fotovoltaica é a modalidade de produção mais rentável à data. O panorama legal português atual não valoriza a venda de energia produzida em micro produção, tornando-se muito mais rentável autoconsumir toda a energia produzida e evitar de a compra de energia a um distribuidor.
Na industria é onde o investimento em sistemas solares fotovoltaicos para autoconsumo tem mais notoriedade e rentabilidade, pois os elevado consumos de energia em horas de ponta e cheia, quando a energia é mais cara, origina enormes potenciais de poupança. A diluição dos custos fixos associados à instalação de um sistema fotovoltaico por um número maior de painéis leva também a que o custo por Wp instalado seja menor em grandes instalações.
Outra vantagem dos grandes consumidores ao instalarem sistemas fotovoltaicos para autoconsumo é que ficam obrigados a monitorizar a energia à entrada e à saída da instalação ou complexo industrial o que leva geralmente a uma maior consciência dos consumos de energia e a uma maior consciência ambiental que resulta em poupanças cada vez maiores de energia.
Para instalações com potencias instaladas superiores a 1,5 kWp, é possivel fazer um contrato de venda de excedentes à rede eletrica. Este contrato, a realizar com a EDP Universal, permite vender ao preço do mercado ibérico, com uma desvalorização de 10%, os excedentes produzidos na instalação fotovoltaica, o que pode ajudar a acelarar o retorno no investimento realizado.