Uma solução tradicional para a produção de águas quentes sanitárias por acumulação são os termoacumuladores elétricos. Um termoacumulador é um depósito capaz de gerar energia térmica, ou seja, aquecer água. Esta definição é válida independentemente da fonte de calor utilizada, seja ela solar, caldeira, ou resistências elétricas.
Os termoacumuladores elétricos podem ser de várias capacidades de acumulação e de várias potências. Disponibilizamos termoacumuladores de 10 a 500 litros para melhor se ajustarem às suas necessidades. A vasta gama de diferentes volumes não se trata apenas de uma comodidade, mas sim de uma importante particularidade em termos de consumo de energia. Quanto maior for o volume do acumulador, mais energia tem que ser despendida para o seu aquecimento. Visto que estes equipamentos são puramente resistivos e que isto implica altos gastos por cada litro de água quente utilizada, é importantíssimo dimensionar bem o volume de água, evitando assim gastos desnecessários.
Existem versões especificamente concebidas para um aquecimento rápido, com elevados rácios de potência por volume de acumulação, que permitem uma resposta quase instantânea às necessidades de água quente.
Apesar da baixa eficiência do aquecimento por resistências, os termoacumuladores elétricos são hoje equipamentos que empregam a mais recente tecnologia em nome da redução do tempo de funcionamento, e consequente poupança energética. A programação horária inteligente, que memoriza os horários de maior consumo consoante um padrão lido pelo equipamento, permite apenas produzir a água quente necessária a cada hora do dia, reduzindo assim o consumo desnecessário de energia em cerca de 15%.
O vídeo no topo da página demonstra outra das inovações disponíveis na gama de termoacumuladores elétricos, um termoacumulador de pequenas dimensões para lavatório. Estes compactos incorporam toda a tecnologia mais recente para conseguirem desempenhos muito bons, para baixas produções. São muito utilizados em pequenos espaços, como zonas de bar em industrias e oficinas, pequenas cozinhas e até caravanas.