O fenómeno da condensação é a passagem de estado físico de um gás a líquido, através da perda de calor. É este calor que é libertado na condensação que é aproveitado nas caldeiras de condensação. Este aproveitamento é feito através de um design inteligente e de um permutador de calor com elevada capacidade de permuta, que possibilita uma troca de calor muito mais prolongada e que atinge temperaturas de saída dos gases muito mais baixas.
Ao reduzir a temperatura dos gases à saída da caldeira para uma temperatura mais próxima da temperatura ambiente, não só melhoramos muito a eficiência do processo de combustão como reduzimos o impacto que a libertação destes gases tem no ambiente. Isto faz com que as caldeiras de condensação, não só sejam cerca de 30% mais eficientes que as convencionais, mas também mais amigas do ambiente.
É muito usual em alojamentos coletivos e espaços desportivos de grandes dimensões recorrer-se a equipamentos de condensação a gás para dar uma resposta rápida às necessidades de água quente sanitária.
No caso especifico dos alojamentos coletivos, lares, hotéis, hostels, etc... em que o espaço em zona técnica nem sempre é suficiente para instalar uma caldeira de gama industrial, é comum fazer instalações em cascata de caldeiras murais de condensação a gás natural. Estas instalações compactas permitem, com o controlo de uma só caldeira, denominada de master, controlar um certo número de caldeiras, slave, para que todas elas funcionem em sincronia e de acordo com as necessidades da instalação a cada instante. Para fazer este controlo em cascata podem ser necessário acessórios externos como módulos de comunicação.
Configuração de um esquema de instalação em cascata com um circuito de alta temperatura e produção de Água Quentes Sanitárias (AQS)
O tipo de instalação esquematizado cima é um exemplo típico de instalação para edifício de alojamentos coletivos com grandes necessidades de água quente sanitária. É usual instalar-se também sistemas solares para produção de água quente de forma a reduzir o consumo de gás.