O aquecimento de piscinas domésticas é um mercado emergente com cada vez mais procura. Os avanços tecnológicos dos equipamentos tornam cada vez mais comportável o custo de aquisição e operação dos equipamentos. Bombas de calor e sistemas solares para piscinas estão entre as soluções mais procuradas.
Os sistemas solares são uma solução clássica para o aquecimento de piscinas. O aproveitamento da energia recorrendo a coletores solares é frequentemente uma opção integrada de produção de águas quentes sanitárias (AQS) e aquecimento da piscina. Os excessos de captação solar da produção de AQS podem ser aproveitados para fazer um aquecimento, sem custos, da piscina. Alternativamente um sistema solar pode estar dedicado exclusivamente à piscina, aproveitando a totalidade da energia captada para aquecer a piscina.
Para fazer a troca de calor com a piscina é necessário adquirir, para além dos componentes usuais que compõem um sistema solar térmico forçado, um permutador de calor tubular. Estes permutadores de calor, em titânio, para resistirem à corrosão causada pela água com cloro das piscinas, são desenhados para serem ligados diretamente no circuito de bombagem da piscina evitando maiores perdas de carga e facilitando a bombagem da água.
As bombas de calor dedicadas exclusivamente ao aquecimento de piscinas, têm um funcionamento em tudo semelhante a uma bomba de calor de aquecimento, aproveitando o calor do ar ambiente para produzir água quente recorrendo apenas a um ciclo frigorífico. No entanto, como se trata de água tratada com cloro, altamente corrosiva, existem certos aspetos do equipamento que têm que ser adaptados. Os permutadores internos das bombas de calor são em titânio e os revestimentos em liga leve de alumínio ou em plástico de alta resistência, para aumentar a durabilidade do equipamento.
Os compressores de alta eficiência e a avançada tecnologia empregue nas bombas de calor leva a grandes coeficientes de performance (COP), ou seja, baixos consumos para o mesmo calor gerado. Mais recentemente, dispomos de bombas de calor para piscina com tecnologia inverter. Com esta tecnologia, já muito disseminada em sistemas de ar condicionado e bombas de calor de aquecimento, o compressor ajusta o seu funcionamento às necessidades de aquecimento da piscina.