A água que usamos em nossas casa, em instalações comerciais ou industriais contêm cálcio e magnésio dissolvidos. Estes iões são responsáveis pelo que denominamos de dureza da água. A dureza é uma caraterística física da água que mede a presença dos iões positivos solúveis que, quando expostos a um aumento de temperatura ou alterações de pressão tendem a depositar-se na forma de cristais, formando incrustações. É muito usual encontrar estas incrustações em máquinas de lavar, permutadores de calor, resistências ou em zonas de tubagem de água quente com perdas de carga localizadas.
Em locais de elevada concentração de cálcio e magnésio, como é toda a zona do maciço calcário estremenho, os problemas com estes depósitos cristalinos leva a grandes prejuízos ao nível de instalações técnicas industriais mas também em instalações domésticas.
Para resolver este problema de forma eficaz é necessário ter um equipamento que faça depositar estes iões cálcio e magnésio numa resina catiónica forte reduzindo assim a dureza da água.
Os descalcificadores domésticos podem ser compactos, bi-bloco e duplex, mas independentemente do formato o funcionamento é muito semelhante. A água é forçada, à entrada da instalação, a passar dentro da resina catiónica, ou filtro, depositando os iões de cálcio, quando a resina fica colmatada de iões e perde a capacidade de remoção dos mesmos, inicia-se o processo de lavagem da resina, regeneração. O dimensionamento do filtro tem em conta a dureza da água, a quantidade de água consumida diariamente e periodicidade de limpeza do filtro selecionado.
Esse processo de regeneração pode ser volumétrico ou cronométrico. Com uma válvula volumétrica, a regeneração efetua-se de acordo com o volume de água consumida. Caso a válvula seja cronométrica, a regeneração efetua-se de acordo com o programado, quer exista consumo ou não.
No processo de regeneração, a salmoura contida no segundo depósito do descalcificador é então utilizada para lavar o filtro, renovando a sua capacidade para descalcificar a água. Durante o período de limpeza do filtro não pode existir consumo de água. O processo de limpeza é regulado por tempo ou por volume de água filtrada e é programado para ocorrer em horas que habitualmente não se verifique consumos. A utilização do descalcificador Duplex permite que haja consumos enquanto a outra filtra a àgua de consumo. Esta solução é ideal para zonas públicas, condomínios ou de grande consumo.