As bombas de calor são equipamentos aerotérmicos que, recorrendo a um ciclo frigorífico, fazem um aproveitamento da energia térmica existente no ar ambiente exterior. A energia existente no ar exterior é usada para aquecer um fluido de refrigeração, que após ser comprimido, para entrar num estado de gás sobreaquecido, transmite grande parte dessa energia ao ambiente interior.
As bombas de calor fazem uso de 75% de energia de fonte renovável, a energia térmica do ar exterior, e apenas 25% de consumo de energia sob a forma de eletricidade. Ou seja, quando comparado com qualquer outro sistema de climatização ou produção de águas quentes que consuma exclusivamente eletricidade, as bombas de calor irão ter um consumo cerca de quatro vezes inferior.
As bombas de calor podem ser monobloco, split (unidades interior e exterior separadas) ou bombas de calor exclusivamente para produção de águas quentes sanitárias.
Estas últimas são bombas de calor incorporadas em depósitos de água. O condensador da bomba de calor funciona como permutador de calor para o aquecimento das águas sanitárias, envolvendo o depósito e transmitindo o calor para a água no seu interior. Para mais informações sobre bombas de calor AQS, consulte esta solução.
As bombas de calor atuais incluem a mais recente tecnologia de modulação do funcionamento do compressor, o sistema de controlo Inverter. Este sistema de regulação permite que a bomba de calor debite somente a energia necessária para colmatar as necessidades térmicas de um espaço, através da modelação da frequência do compressor.
Para além da elevada eficiência na produção de calor, as bombas de calor têm uma particularidade que as torna únicas no segmento de geradores de energia para climatização doméstica, permitem a produção de água quente e fria através da inversão do ciclo frigorífico. Esta particularidade permite que, com um só equipamento, disponha de aquecimento e arrefecimento de um espaço através e um pavimento radiante ou ventiloconvetores.
As bombas de calor, devido ao seu avançado controlo, possibilitam a gestão de algumas instalações de forma extremamente eficiente, recorrendo a sondas de temperatura exterior e interior para ajustar o nível de funcionamento.
Existe ainda a possibilidade de interligação de uma caldeira à bomba de calor. As bombas de calor que têm um controlo interno para gestão de uma caldeira de apoio chamam-se bombas de calor híbridas. A implementação de um sistema híbrido numa instalação obtém as seguintes vantagens:
Para mais informações sobre o sistema híbrido, consulte o micro site da BAXI sobre o tema, ou pesquise sobre o funcionamento de sistemas híbridos.