Bombas de calor (Aerotermia)
As bombas de calor são equipamentos aerotérmicos que, recorrendo a um ciclo frigorífico, fazem um aproveitamento da energia térmica existente no ar ambiente. A energia existente no ar é usada para aquecer um fluido refrigerante, que após ser comprimido, para entrar num estado de gás sobreaquecido, transmite grande parte dessa energia. Essa energia pode ser canalizada para um sistema de climatização ou produção de águas quentes sanitárias.
Bombas de calor AQS
As bombas de calor para produção de água quente sanitária são uma das opções mais eficientes e com menores custos de operação que se encontra disponível no mercado. Os elevados coeficientes de performance, típicos de uma bomba de calor fazem com que a produção de água quente através da eletricidade se torne algo bastante económico e amigo do ambiente. O funcionamento de uma bomba de calor para produção de AQS é em tudo semelhante a uma bomba de calor para climatização, isto é, baseia-se num ciclo frigorífico que aproveita o calor do ar para produzir energia, na forma de calor, que é cedida à água sanitária através da permuta de calor numa serpentina.
A bomba de calor para produção de águas quentes sanitárias (BC AQS) pode ser vista como sendo composta por duas partes, a bomba de calor em si e o depósito de águas quentes sanitárias envolvido numa serpentina, onde ocorre a transferência de calor. A bomba de calor em si é acoplada na parte superior da BC AQS e o fluido de refrigeração comprimido é forçado a trocar calor com a água sanitária através da serpentina.
A energia consumida para operar uma bomba de calor AQS é cerca de quatro vezes inferior há energia consumida por uma resistência elétrica pelo que resulta numa poupança efetiva, não só económica como de recursos naturais.
Através da análise do gráfico à direita, podemos concluir que o investimento numa bomba de calor para produção de águas quentes sanitárias, apesar de ser muito superior ao investimento necessário para adquirir um cilindro elétrico, recupera-se em relativamente pouco tempo.
Algumas bombas de calor permitem a integração de apoio solar, através de um permutador, semelhante aos usados em termoacumuladores esmaltados comuns. Estas BC AQS vêm preparadas para só trabalhar fora do período de aquecimento solar e caso exista necessidade de águas quentes, reduzindo o consumo de eletricidade ao máximo. Com a integração de um sistema solar com a BC AQS, os custos de operação do sistema reduzem-se ainda mais, o que faz desta, a solução com menores custos de operação disponível no mercado.