O mercado dos sistemas de ar condicionado na gama doméstica tem vindo a crescer imenso ao longo dos últimos anos. Estes sistemas baseiam-se no ciclo frigorifico que, à semelhança das bombas de calor e chillers, aproveitam e potenciam o calor disponível no meio ambiente para gerar calor ou frio no interior do edifício.
Os sistemas de ar condicionado são compostos por unidades exteriores e interiores. As unidades exteriores promovem a recirculação do ar, à temperatura ambiente, num permutador de calor de grande capacidade que transfere o calor do ar para um fluido de refrigeração.
Esse fluido de refrigeração é comprimido num compressor modulante, ou seja, que ajusta o seu funcionamento às necessidades térmicas do edifício, onde aumenta o seu nível de energia e a capacidade de troca de energia com o ar.
As máquinas de ar condicionado são reversíveis, podendo trabalhar para produzir frio ou calor no interior de um espaço. Para que seja possível esta alteração de ciclo as unidades exteriores vêm equipadas com uma válvula de 4 vias que permite a inversão do ciclo frigorífico. Este vídeo demonstra esquematicamente o funcionamento de um ar condicionado em modo aquecimento, arrefecimento e anti gelo.
As generalidades das máquinas de ar condicionado são compostas por unidade interior e exterior. O que varia é a forma como podem ser combinadas as unidades interiores e exteriores. Se um sistema for composto por apenas duas máquinas, uma interior e outra exterior, o sistema é chamado um Monosplit. Se por outro lado, uma unidade exterior estiver acoplada a múltiplas unidades interiores o sistema designa-se por Multisplit e pode agregar de duas a oito unidades interiores com funcionamento simultâneo.
Estes sistemas têm vindo a aproximar-se do mercado doméstico tendo desenvolvido cada vez mais preocupações com a estética, conforto térmico e acústico, bem como a qualidade do ar interior dos espaços que climatizam. Os equipamentos mais recentes, para além de uma elevadíssima eficiência energética, têm baixíssimos níveis de ruído e movimentação de ar otimizada o que torna o uso de um ar condicionado, num ambiente doméstico, muito agradável e económico.