O sistema de pavimento radiante é o emissor invisível que, aproveitando a totalidade da área de pavimento, permite fazer o aquecimento ou arrefecimento de um espaço. Os sistemas de climatização por pavimento radiante melhoram a qualidade do ambiente interior eliminando sujidade acumulada nos radiadores e ventiloconvetores, assim como as manchas nas paredes, por efeito da deslocação do ar quente.
O calor proporcionado pelos sistemas de climatização radiante atua diretamente sobre o corpo, sem que exista necessidade de aquecer previamente o ar na habitação. Deste modo obtém-se um maior grau de conforto, mas com uma temperatura ambiente aproximadamente 2ºC mais baixa, em comparação com outros sistemas. Em modo aquecimento, como o calor se encontra uniformemente distribuído pelo chão, cria-se um conforto térmico com um efeito de pés quentes, cabeça fria, muito próximo do aquecimento ideal.
O pavimento radiante é composto por placas pré-fabricadas, com ou sem isolamento, tubagem, faixa perimetral, coletores, atuadores e controlo. Existem vários sistemas diferentes que permitem a aplicação em construções novas e reabilitações de edifícios. Para grandes reabilitações, onde a altura do pavimento é por vezes uma limitação, é possível instalar um sistema, sem isolamento, de baixo perfil, que, para pequenas áreas, permite obter um bom desempenho térmico sem causar uma diminuição excessiva do pé direito. Existem muitas outras instalações especificas, cada uma delas com a sua solução ideal em termos de pavimento.
O material associado a instalações de pavimento radiante é desenvolvido especialmente a pensar no máximo aproveitamento energético da fonte de calor. Para tal, a tubagem especifica do pavimento, tubo de polietileno reticulado, tem barreira de oxigénio para prevenir a entrada do mesmo no circuito fechado, o que leva a corrosão de alguns acessórios e principalmente à diminuição da difusão térmica através do fluido. A betonilha leve, que cobre os tubos do pavimento radiante, deve ser misturada, numa proporção de 20 centilitros por metro quadrado, com um aditivo que torna mais líquida a argamassa e promove a libertação do oxigénio dissolvido, promovendo assim a troca de calor através da argamassa. A faixa perimetral permite a expansão térmica do pavimento sem que este quebre, dando um bom acabamento e protegendo a instalação. Todas estas especificações fazem do sistema de pavimento radiante, um sistema fiável e eficiente.
Uma parte fundamental da climatização por pavimento radiante, para proporcionar o mais alto nível de conforto, é o sistema de controlo. Este controlo permite uma gestão inteligente através do uso da tecnologia atual, permitindo ajustar a temperatura ambiente e reduzir o consumo de energia, em simultâneo e em divisões independentes. Cada divisão é equipada com o seu termostato digital e programável que comunica com a central de controlo, ou diretamente com os atuadores termostáticos, para abrir ou fechar os circuitos apenas para as zonas onde existe efetivamente necessidade de calor ou frio.