O fenómeno da condensação é a passagem de estado físico de gás a líquido, através da perda de calor. É este calor que é libertado na condensação que é aproveitado nas caldeiras de condensação. Este aproveitamento é feito através de um design inteligente e de um permutador de calor com elevada capacidade de permuta, que possibilita uma troca de calor muito mais prolongada e que atinge temperaturas de saída dos gases muito mais baixas. Este vídeo demonstra de forma simples o que é a condensação? (BAXI)
Ao reduzir a temperatura dos gases à saída da caldeira para uma temperatura abaixo do ponto de condensação, não só melhoramos muito a eficiência do processo de combustão como reduzimos o impacte que a libertação destes gases tem no ambiente. Estas caldeiras apresentam com tecnologia de controlo altamente sofisticada aliado ao facto de promoverem condensação, tornando-as cerca de 30% mais eficientes que as convencionais, e também mais amigas do ambiente. A BAXI disponibiliza um simulador da poupança alcançável através da utilização de uma caldeira com esta tecnologia. Calcule a sua poupança!
As caldeiras de condensação conseguem aproveitar o calor latente de evaporação, formando condensados, o que deixa como únicas perdas o calor residual dos gases de escape e perdas mínimas pelo corpo da caldeira. Máximo aproveitamento energético, mínimo consumo de gás e mínimo impacte ambiental.
A nova normativa ErP, que estabelece as características que um equipamento de climatização e/ou produção de AQS tem que possuir para obter uma determinada classificação energética, impõem o uso desta tecnologia em todas as caldeiras fabricadas após Setembro de 2015.
As caldeiras murais a gás são uma das alternativas mais fiáveis, mais eficientes e mais económicas em termos de aquecimento e produção AQS e podem ser instaladas em qualquer tipo de instalação, desde que haja rede de gás natural ou propano.
Em função das necessidades de produção de AQS, a gama de caleiras murais de condensação possuí tanto modelos mistos instantâneos como de acumulação. Os modelos mistos instantâneos oferecem potências muito elevadas que permitem fornecer grandes caudais de água quente sanitária de forma imediata, sem necessidade de ter um depósito para acumulação de água quente.
O reduzido volume ocupado por uma caldeira mural, a sua fácil integração com múltiplos emissores de calor (radiadores, pavimento radiante, ventiloconvetores…), a sua reduzida manutenção e a sua estética simples e agradável, tornam as caldeiras murais num dos equipamentos de eleição para o setor doméstico.
Numa perspetiva mais técnica, as caldeiras murais de condensação possibilitam a gestão da sua instalação, seja ela residencial ou industrial, muito precisa e eficaz. Este controlo é feito através da própria caldeira e potenciado através de uma ampla gama de acessórios, como reguladores climáticos programáveis, sondas de temperatura exterior, termostatos via rádio com possibilidade de controlo online através de aplicação móvel, entre outros.