Os radiadores são um emissor de calor tradicional que, através do efeito de convecção e radiação promovem o aquecimento de um espaço. A convecção produz uma recirculação do ar do espaço, em contacto com o emissor. A radiação é o calor transmitido através de uma superfície com uma temperatura elevada.
Existem vários tipos de radiadores, entre os mais comuns estão os de alumínio. Fabricados em liga de alumínio fundido injetada a pressão e composto por elementos unidos, os radiadores de alumínio têm uma boa capacidade de emissão de calor, são leves e com um design sóbrio e elegante.
À semelhança dos elementos de alumínio, também o número de elementos de um radiador de ferro fundido pode ser ajustado consoante as necessidades térmicas de cada zona a climatizar.
Os radiadores podem também ser construídos em chapa de aço. Estes últimos nasceram como uma solução para a crescente procura de radiadores, para atender à reconstrução da Europa após a Segunda Guerra Mundial. O avanço na qualidade dos aços e os meios de produção permitiram oferecer uma solução complementar aos radiadores de ferro fundido, que devidamente instalada e mantida poderia atingir longa duração. Os elementos são soldados entre si, não permitindo por isso, a alteração do tamanho do radiador para ajuste da potência térmica necessária. Mais recentemente os radiadores de chapa de aço têm evoluído para o formato de painéis de chapa de aço, oferecendo linhas mais planas, suaves e elegantes.
Independentemente do tipo de radiador, todos têm por base um design que permita maximizar a troca de calor entre o fluido térmico, vinda de um gerador de calor (caldeira ou bomba de calor), e o espaço a climatizar. Como são equipamentos estáticos, o ruído e a manutenção associados aos radiadores são mínimos, o que faz deles emissores de calor fiáveis e duradouros. São uma das melhores opções para a transferência de calor.
A facilidade de instalação em grandes reabilitações de edifícios é um dos principais atrativos dos radiadores nos dias de hoje em que a reconstrução e reabilitação começam a ganhar relevância no mercado imobiliário.