Necessidade: Produção de energia elétrica para autoconsumo através da utilização de painéis solares fotovoltaicos
Solução Macolis: Integração e instalação de um sistema de produção de energia solar fotovoltaico
Resultados: Maior eficiência energética e autonomia, criando independência energética
Energia Solar Fotovoltaica: desde a instalação para autoconsumo à poupança energética
A energia solar fotovoltaica é uma tecnologia promissora que oferece diversos benefícios, tanto para o meio ambiente como economicamente para os seus consumidores. Está em constante evolução e desenvolvimento de novas tecnologias e materiais, com o objetivo de aumentar a eficiência e reduzir custos. Espera-se que a tecnologia em torno da captação e aproveitamento da energia solar, continue a crescer nos próximos anos, consolidando a sua posição como uma das principais fontes de energia limpa e sustentável em todo o mundo.
Os kits fotovoltaicos para autoconsumo permitem, através da captação de energia solar, a produção de energia elétrica, tendo como objetivo o consumo próprio, quer em complexos habitacionais quer em complexos comerciais.
Algumas vantagens podem ser encontradas neste tipo de soluções, tais como a sua eficiência e independência energética, fiabilidade e qualidade dos sistemas.
Com o principal objetivo de explorar o potencial da energia solar, o departamento técnico da Macolis foi uma vez mais solicitado para liderar este projeto, considerando a sua sólida experiência e conhecimento técnico na área.
Para esta obra de referência, os principais equipamentos utilizados foram:
- Módulos Fotovoltaicos Monocristalinos Half Cut 550Wp e respetivos componentes EURENER
- Inversor Trifásico X3-PRO-30.0-G2 (3D) 30kW SOLAX
- Kit Contador ACE SL7000 ITRON
- Respetivos equipamentos e componentes inerentes à instalação e integração.
Resultados
Para esta instalação, localizada na zona de Aveiro, foram integrados 57 Módulos Fotovoltaicos Monocristalinos Half Cut de 550Wp da marca EURENER. A energia gerada diariamente neste sistema de autoconsumo pode satisfazer integralmente as necessidades do complexo habitacional durante o dia.
Através do suplemento Especial: Climatização e Energias Renováveis do Diário de Aveiro, publicado em novembro de 2022, encontramos um artigo assinado pelo Engº André Crespo, Coordenador do SATM® da MACOLIS SA, que nos explica que os módulos solares fotovoltaicos mais recentes do mercado são feitos de células monocristalinas, mais eficientes na conversão da radiação solar em corrente elétrica, o que possibilita a instalação de maiores potências em menor espaço. A tecnologia “Half Cut” consiste em ter o coletor dividido ao meio, reduzindo a probabilidade de ficar inoperacional, mesmo com sombreamento parcial do coletor.
Nesta obra, destacamos ainda a implementação do Inversor Trifásico X3-PRO-30.0-G2 30kW da marca SolaX, responsável por transformar a corrente contínua em corrente alternada. Além de transformar a radiação solar em energia elétrica, possui também funções de segurança, garantindo assim a monitorização e otimização da energia elétrica gerada pelos sistemas fotovoltaicos.
Os inversores SolaX oferecem a combinação perfeita de alta performance, segurança e confiabilidade, resultando num investimento seguro e duradouro, e proporcionando uma maior captação de energia e máximo desempenho para autoconsumo.
A instalação do contador de produção Kit Ace SL7000 da marca ITRON, permite a telecontagem necessária à DGEG após o registo do ponto de produção, necessários para efeitos de medição da injeção da UPAC na instalação de utilização. Um só tipo de contador pode ser usado através de uma variedade de aplicações – desde grandes instalações comerciais a instalações elétricas de alta potência.