Necessidade: Utilização de painéis solares fotovoltaicos para produção e autoconsumo de energia elétrica
Solução Macolis: Fornecimento e instalação de um sistema de produção de energia solar fotovoltaica
Resultados: Maior autonomia, maior eficiência energética, criando independência energética e menores custos inerentes às faturas de energia
Sistemas Solares Fotovoltaicos: o poder do autoconsumo energético
Os sistemas solares para produção de energia elétrica são uma das formas de produção de energia elétrica renovável com maior potencial no planeta.
Portugal é um dos países que possui um maior número médio anual de horas de Sol, que varia entre as 1200 e 3000 horas, validando a aposta neste tipo de equipamentos para autoconsumo, pelas entidades particulares e/ou profissionais, como uma aposta cada vez mais forte e que continua a registar um constante crescimento.
Os kits fotovoltaicos para autoconsumo permitem, através da captação de energia solar, a produção de energia elétrica, tendo como objetivo o consumo próprio, quer em complexos habitacionais quer em complexos comerciais.
Este tipo de soluções para autoconsumo possui algumas vantagens para o seu utilizador, tais como a sua eficiência e independência energética, fiabilidade e qualidade dos sistemas, além de serem consideradas uma energia limpa, renovável e inesgotável.
A Macolis tem apostado cada vez mais em energias renováveis, através de tecnologias que aproveitam a energia solar. Desta forma, para a elaboração deste projeto, foi pedido apoio ao departamento técnico da Macolis, considerando o seu reconhecido know-how, sólida experiência e autoridade na matéria.
A solução disponibilizada passou pela utilização dos seguintes equipamentos:
- Módulos Fotovoltaicos 450Wp da Eurener;
- Inversor Trifásico X3-PRO-20.0-G2 20kW da SolaX;
- Kit Contador Ace SL7000 ITRON;
- Sistema WIFI V2.0 para Inversor X1 a X3-30 e Hybrid;
- Respetivos acessórios (suportes para instalação nos telhados/cobertura plana, fichas MC4…)
Resultados
Para esta instalação, localizada no Solar do Castanheiro (Bidoeira de Cima), foram integrados cerca de 95m² em 44 Módulos Fotovoltaicos Monocristalinos Half Cut de 450Wp da Eurener. Num sistema de autoconsumo, a sua produção diária pode colmatar as demandas do complexo habitacional durante o dia.
Uma boa aposta foi a integração de inversores trifásicos, neste caso damos destaque ao Inversor Trifásico X3-PRO-20.0-G2 20kW da SolaX. Estes equipamentos são responsáveis por transformar a corrente contínua em corrente alternada. Além de transformar a radiação solar em energia elétrica, possuem também funções de segurança, garantindo assim a monitorização e otimização da energia elétrica gerada pelos sistemas fotovoltaicos. Esta linha de inversores SolaX foi desenvolvida e em nada se compara com às restantes. Através da sua alta performance de qualidade, segurança, economia e eficiência, é possível uma maior captação de energia para autoconsumo.
Ainda com a integração de um sistema WIFI V2.0 ou V3.0 para Inversor X1 a X3-30 e Hybrid SolaX é possível monitorizar diária e remotamente todos os dados de produção e consumo de eletricidade.
A instalação do contador de produção Kit Ace SL7000 da ITRON, permite a telecontagem necessária à DGEG após o registo do ponto de produção, necessários para efeitos de medição da injeção da UPAC na instalação de utilização.