Necessidade: Climatização e produção de AQS de forma energeticamente eficiente
Solução Macolis: Integração e instalação de um sistema de produção de energia solar fotovoltaico
Resultados: Maior eficiência, maior autonomia e menor dependência de energia fóssil
Energia Solar Fotovoltaica: de mãos dadas com a eficiência energética
A energia solar fotovoltaica é, cada vez mais, um recurso de elevada procura a nível nacional e as vantagens da sua instalação para autoconsumo são imensas. Este é o tipo de energia renovável mais limpo, de caráter inesgotável e das formas de produção mais rentáveis até à data.
Esta energia proveniente do sol é utilizada para o aquecimento, produção de eletricidade e consequente fornecimento de água quente sanitária em edifícios domésticos e/ou industriais.
Assim, para a elaboração deste projeto, foi pedido apoio à Macolis, dada a sua experiência na área. Através do know-how do Departamento Técnico, foi concebida uma solução, respeitando os requisitos e as necessidades do cliente.
A solução passou por duas fases, sendo a aposta em energia solar fotovoltaica a primeira e principal, e de forma secundária, mas não menos importante, o sistema solar térmico. Assim, os equipamentos utilizados foram:
- Módulos solares fotovoltaicos e respetivos acessórios EURENER;
- Inversores trifásicos SOLAX;
- Termoacumuladores VIDEIRA;
- Kits Coletores SOLARMACO;
- Centrais BAXI de Regulação para Sistemas Solares.
Resultado:
Para esta instalação em grande escala, realizada no Restaurante Ponte Velha (parte do Grupo Santos & Marçal), foram utilizados 133 módulos solares fotovoltaicos monocristalinos half-cut de 450Wp da marca EURENER que, em conjunto com os respetivos acessórios, foram uma ótima aposta como meio principal de produção de energia solar. Devido à sua eficiência, fiabilidade, poupança económica e à sua simplicidade de instalação e manutenção, os painéis solares fotovoltaicos demonstram ser vantajosos no que toca a aproveitamento energético. Foram também instalados 2 inversores trifásicos da marca SOLAX (X3-PRO de 20kW e de 30kW), para a conversão da energia elétrica contínua que os painéis geram em energia alternada, tornando-a apta para autoconsumo.
Em menor escala, os termoacumuladores da marca VIDEIRA foram escolhidos e instalados pela sua capacidade de gerar energia térmica, ou seja, para o aquecimento da água. Esta gama possui um design construtivo otimizado, no intuito de suportar a corrosão constante que o oxigénio dissolvido na água causa no metal. Para complementar, a instalação de alguns Kits coletores de sistemas solares forçados SOLARMACO, compostos por painéis de alto rendimento, jogos de ligações, grupo de impulsão e vaso de expansão. Esta solução é adequada para a produção de água quente sanitária por ser ecológica, eficiente e sem custos acrescidos. A SOLARMACO, marca exclusiva Macolis, possui kits desenvolvidos e adequados a cada situação específica. Além da sua versatilidade, são sustentáveis e caracterizam-se pela sua relação custo/benefício equilibrada.
Foram integradas centrais de regulação da marca BAXI, que permitem a regulação de produção de Água Quente Sanitária da instalação solar. São elas que, consoante os valores de temperatura medidos nos coletores e depósitos, fazem acionar o grupo hidráulico e apoios ao aquecimento, comutar válvulas e ativar sistemas de dissipação. É possível direcionar a energia captada nos painéis, na forma de um fluido quente, para onde essa energia é necessária, em qualquer instante do dia. Estas centrais são de programação fácil e intuitiva e com monitorização dos atuadores em tempo real.