Necessidade: Redução de consumos com o sistema de climatização e melhoria do conforto térmico
Solução Macolis: Instalação de uma bomba de calor monobloco inverter como fonte principal de calor com apoio da caldeira existente e reabilitação total da suite com instalação de sistema de pavimento radiante e melhoria do isolamento térmico. Substituição do sistema de controlo em toda a habitação por um sistema integrado com termostatos digitais em todas as divisões através do smartphone
Resultados: Redução dos custos com a energia dedicada à climatização em aproximadamente 45%, refletindo-se numa melhoria global do conforto em toda a habitação
O mercado imobiliário tem sofrido profundas mudanças ao longo dos últimos anos, passando por uma época de recessão e depressão profunda, uma fase de contenção de despesas e suspensão de projetos e empreendimentos. Agora, com o regresso da estabilidade aos mercados financeiros e saída progressiva da crise económica que durante anos assolou a Europa e o mundo, sente-se uma renovada confiança para fazer investimentos, nomeadamente em imobiliário.
O mercado da renovação e reabilitação de edifícios tem estado a passar uma fase de autêntico boom, impulsionado por vários programas de promoção de eficiência energética em edifícios como o Fundo de Eficiência Energética (FEE) e o programa Casa Eficiente, promovidos pela União Europeia (UE) em cooperação com o estado Português.
Neste sentido a MACOLIS tem sido contactada para elaborar projetos de renovação de sistemas de climatização já desatualizados e pouco eficientes, sendo um destes projetos o tema deste artigo.
O sistema de climatização existente era composto por um sistema de radiadores de alumínio, com uma caldeira a gasóleo convencional como fonte de calor. O controlo era feito através de um termostato ambiente, com programador horário e sem diferencial térmico, que fazia pedido de temperatura diretamente à caldeira através de um contacto seco. A produção de água quente sanitária era feita através de um sistema solar com um termoacumulador de 200 litros de capacidade que servia de alimentação a um outro depósito, com a mesma capacidade, onde a caldeira fazia o aquecimento, de modo a manter a temperatura neste que é considerado o depósito principal de consumo.
Todo o sistema se encontrava em pleno funcionamento, no entanto os custos de operação da instalação eram muito elevados.
Posto este cenário, o cliente contactou a MACOLIS, com o objetivo de conseguir reduzir a fatura energética e melhorar o conforto na habitação, principalmente na suite principal que pretendia remodelar na totalidade.
A solução proposta passa por três vetores:
- A instalação de um sistema de pavimento radiante de baixo perfil SPIDER da GIACOMINI. Esta é uma solução compacta, com apenas 25-35 mm de altura, com placas adesivas que permitem a aplicação de tubo de 17 mm de diâmetro exterior para uma melhor troca de calor com baixa perda de carga tornando a solução ideal para cenários de renovação;
- A instalação de uma bomba de calor monobloco inverter da CARRIER, de baixa temperatura, mas muito elevada eficiência, que permite, através do seu controlo interno, fazer o pedido de apoio à caldeira sempre que as condições no exterior são desfavoráveis e que a eficiência da bomba de calor é muito reduzida;
- A instalação e programação de um sistema de controlo integrado e inteligente capaz de controlar a climatização e produção de água sanitária, recirculação AQS, aproveitamento da totalidade da energia solar e pedido de apoio à fonte térmica. Adicionalmente o sistema de controlo permite controlar a temperatura em cada divisão através de um aplicação móvel simples e intuitiva. O sistema proposto é o novo sistema ControlMaco® Casa Inteligente Alpha IP.
A própria zona técnica foi totalmente reformulada. Como se tratava de uma zona com pouco espaço houve a necessidade da instalação de soluções compactas com grupos hidráulicos pré-fabricados GIACOMINI e CALEFFI com circuladores WILO Yonos Para RS. Assim foi possível acomodar a zona técnica de maior complexidade no mesmo espaço, com um design moderno e de fácil compreensão. Uma vez que havia alguma falta de espaço na zona técnica as fontes de calor ficaram ligadas a um separador hidráulico que fará a separação do caudal das fontes e dos emissores de calor.
Após a apresentação da solução ao cliente, a qual foi aceite, procedeu-se a sua implementação. Resultando numa redução dos custos da fatura energética da habitação enquanto o conforto na habitação melhorou consideravelmente, principalmente na suite reabilitada. A caldeira a gasóleo nunca mais foi acionada, indicando que a bomba de calor tem capacidade suficiente para produzir, de forma eficiente, toda a energia dissipada na habitação em tempo útil.
O sistema de produção de AQS foi otimizado com recurso a uma central ControlMaco® SLT. Atualmente o sistema aproveita toda a energia produzida através do solar, recorrendo apenas à bomba de calor quando não existem condições para produção via energia solar. O conceito pensado para a recirculação de AQS foi ligeiramente alterado após a fase de projeto, tendo agora botões de pressão nas instalações sanitárias para fazer o pedido de recirculação, deixando para a central apenas a responsabilidade de controlar a temperatura no retorno e não o horário de funcionamento.
O sistema de controlo Alpha IP instalado, após uma fase inicial de ajustes ao nível da integração do sistema na rede de comunicações da habitação, tem funcionado de acordo com o espectável, tendo o cliente controlo total sobre a temperatura em cada divisão e a possibilidade de ativação ou desativação das fontes de calor.
De futuro o cliente poderá optar por adicionar os mais diversos dispositivos à sua rede de micro domótica como sensores de porta e janela, tomadas com contabilização de energia, sirene de alarme, sensores de fumo, etc… sendo facilmente integráveis no sistema Alpha IP e, deste modo, tornar a casa ainda mais controlável e inteligente.