Publicado na Revista "O Instalador"
As atuais exigências de conforto do mercado são cada vez maiores e com esse aumento tem-se verificado uma crescente complexidade e variedade da oferta de sistemas de climatização.
As soluções ControlMACO posicionam-se como sistemas de controlo integrado, direcionadas a clientes exigentes, que requerem um controlo eficiente, flexível, expansível e monitorizável, sem que haja a necessidade de gerir as variáveis à distância ou interligações com redes GTC.
As soluções de controlo separam-se em duas gamas distintas: controladores solares e de climatização. De um modo geral, os controladores solares são utilizados para controlo de sistemas simples, pré-programados de fábrica, e que não permitem grandes alterações ou funções adicionais para além das específicas de solar como funções anti congelamento, dissipação térmica, etc.
Os controladores de climatização são de parametrização livre, permitindo a alocação de todas as saídas a relé a funções específicas, de acordo com as necessidades de cada cliente e instalação.
Inúmeras funções vêm já pré-programadas, tais como controlo de equipamentos a biomassa por limiar térmico e comparação dos valores de temperatura em duas sondas, recirculação de AQS por tempo e temperatura, controlo de sistemas de aquecimento e arrefecimento com válvula misturadora, ativação de fontes de calor como apoio e ativação alternada de relés são algumas das funções que o operador tem à sua disposição a quando do projeto e parametrização da instalação. Para outras situações não standardizadas, existe a possibilidade de criar funções “macros” que ativam uma saída em função de até duas temperaturas, diferencial térmico, temporização ou em função do estado de outros relés de referência. Estas funções são denominadas Function Blocks e conferem às centrais controlMACO um potencial apenas limitado ao número de relés disponíveis.
A control MX é um controlador solar e de climatização, com possibilidade de controlar em simultâneo sistemas solares complexos e sistemas de aquecimento e arrefecimento.
A complexidade dos sistemas projetados é apenas limitada pelo número de saídas a relé disponíveis. Esta tem entradas para até quinze sondas de temperatura, que podem ser PT500, PT1000, KTY ou contactos secos, das quais três podem ser configuradas como contadores de impulsos para medição de caudal. Permite entrada de sensores Grundfos Direct Sensor® e de irradiação.
Em termos de saídas, a MX tem disponíveis catorze saídas a relé, sendo a décima quarta um contacto livre de tensão e quatro saídas PWM, para controlo direto de circuladores de alta eficiência. Para além destas, é possível ligar, através de V-Bus, de até cinco módulos de expansão, passando para trinta e nove saídas programáveis.
Todos os controladores da gama controlMACO permitem a monitorização online da instalação, através do uso de interface de comunicação. Este vai comunicar os dados lidos e carrega-los na plataforma VBus.net onde estes podem ser vistos na forma de diagrama ou gráficos do desempenho da instalação ao longo de um período de tempo.
Os diagramas apresentados são relativos a uma obra de remodelação numa unidade fabril, cujo objetivo era a redução de custos com os combustíveis fósseis, através da instalação de um sistema solar térmico com cento e setenta coletores solares mantendo a temperatura da água à entrada do processo a 50 ⁰C ± 5 ⁰C. Como o processo produtivo usa enormes quantidades de água quente, os permutadores de calor, inércias e sistema solar são todos eles de grandes dimensões. Exigindo a produção e permuta de enormes quantidades de energia, o que requer um controlo muito preciso, evitando assim problemas de sobre temperaturas ou grandes variações da temperatura de processo que seriam altamente indesejáveis.
O controlo instalado permite hoje uma enorme poupança de combustível com a segurança de ter a instalação monitorizada e otimizada ao minuto, melhorando o bom funcionamento do processo.
A confiança que este, entre muitos outros casos de sucesso de elevadíssima exigência transmite leva a Macolis a abraçar qualquer desafio e a pôr cada vez mais alto o padrão de qualidade que exige em cada instalação programada e em cada solução desenvolvida.