A Deco Pro teste, voltou a comparar as Bombas de Calor AQS 200 litros, e uma vez mais, o modelo da BAXI obteve a mais alta pontuação
A ProTeste renova ensaio de Bombas de Calor – BC AQSe publica nova versão maio2024
Esta reedição vem com mais concorrentes, agora 13 marcas, mas o líder mantém-se: BAXI com a BC AQS IN iR290.
O cuidado com o ambiente está cada vez mais presente na mente dos consumidores quando fazem escolhas, e a compra de um equipamento para aquecer água não é exceção. Entre as possibilidades mais habituais - esquentador, termoacumulador e bomba de calor, a última é a mais amiga do Planeta.
A bomba de calor aproveita o calor do ar ambiente (recurso sempre disponível e gratuito) para climatizar espaços ou aquecer águas sanitárias. Dado que a eletricidade consumida serve apenas para transportar o calor, estes equipamentos têm um reduzido consumo de energia, sendo bastante eficientes.
A solução mais poupada
Para manterem a água à mesma temperatura, as bombas de calor incluem um termóstato que as ativa sempre que aquela arrefece. Mal o valor é atingido, o aparelho volta a desligar. Mediu-se a energia gasta nestes ciclos de ligar e desligar, para determinar o consumo em standby. A Baxi, com 20 watts, bem como a Ariston e a Haier, ambas com 21 watts, destacaram-se pela positiva, com o consumo médio em standby mais baixo.
Na altura de escolher, existe também outro fator importante a considerar: o COP, que traduz o desempenho a aquecer a água. Se estiver na dúvida entre dois modelos, opte pelo que apresenta o valor de COP superior. A Baxi, com 3,6, revelou o COP mais elevado, seguida pelas Haier, Bosch e Vulcano, com 3,5.
O COP indica que, no caso da Baxi, por cada kWh de eletricidade consumida, o aparelho consegue fornecer cerca de 3,6 kWh de energia útil. Já comparando com outros equipamentos, como os esquentadores, verifica-se que, nestes, o consumo de gás é superior à energia que conseguem fornecer, ou seja, o COP é inferior a um.
Há uma relação entre o valor do COP e o consumo de eletricidade, dado que as bombas de calor com valores superiores são também as que revelam consumos anuais menores.